A mesquita de Mértola foi construída na segunda metade século XII. Para além disso, a actual igreja ainda conserva dois capitéis coríntios datáveis do século IX e, nas imediações, identificaram-se estruturas datáveis da época visigótica.
A mesquita de Mértola, tal como outros templos islâmicos peninsulares, foi transformada em igreja após a Reconquista Cristã, mas as grandes obras de remodelação não se realizaram imediatamente e foi necessário esperar por 1532 para que tivessem lugar.
Coube, todavia, ao comendador D. João de Mascarenhas a iniciativa de actualização do templo, ao que tudo indica a suas expensas.
No plano estrutural, o telhado passou a ser de duas águas e o portal, já renascentista, foi encomendado a André Pilarte, importante arquitecto sediado em Tavira. No interior, contudo, foi a traça manuelina que triunfou, em capitéis e bocetes vegetalistas de grande qualidade, onde descarregam as abóbadas de cruzaria de ogivas dos tramos. Múltiplas obras menores sucederam-se nos séculos seguintes, mas não foram suficientes para alterar a fisionomia almóada-manuelina do monumento.
Sem comentários:
Enviar um comentário