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terça-feira, 8 de maio de 2012
O hipermercado como local de expressão futurista
A promoção do Pingo Doce no dia 1 de Maio de 2012 foi uma promoção extraordinária e generalizada de produtos de mercearia com um desconto para metade do valor total final. As pessoas que encheram os corredores e engrossaram as filas para as caixas de pagamento encontraram uma forma original de se manifestarem. A manifestação é tanto mais espontânea quanto mais inusitada. Foi espontânea. Até anárquica. O consumismo pode ser uma manifestação de anarquia política.
Este movimento de discussão interprateleiras desafiou a ordem instituída. Sem cartazes ou bandeiras, eis que um novo proletariado emergiu como vanguarda qualificada de transformação da sociedade de consumo.
E ainda dizem que os portugueses não participam em movimentos de cidadania. Claro que o fazem. Sobretudo se tiverem a oportunidade de mudar alguma coisa. Neste caso, o "alguma coisa" são bens de consumo para a alimentação, para a higiene pessoal ou para a limpeza do lar. Melhorou o acesso a alguns bens, passou a haver possibilidade de usufruir de bens nunca consumidos. Finalmente, conseguiram fazer-se negócios com os vizinhos, os conhecidos e os vizinhos dos conhecidos.
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