Um acidente de trabalho ocorrido durante a construção de uma linha de caminho-de-ferro no Vermont conduziu à destruição do lobo frontal esquerdo de Phineus P. Cage.
A síndrome clínica que se instalou caracterizou-se por perturbações da personalidade com desinibição, impulsividade e perda da capacidade de planeamento. Estava encontrado a síndrome frontal.
Foi um acidente que tornou Phineas Cage o doente neurológico mais famoso de todos os tempos: serviu de inspiração a inúmeras investigações (algumas com Prémios Nobel atribuídos) e centenas e centenas de livros e artigos científicos.
Se não tivesse ocorrido o acidente a história das neurociências nunca incluiria Phineas P. Cage entre os seus ícones. Teria muito provavelmente, ascendido na sua carreira profissional, constituído família e morrido incógnito para a sociedade.
Assim, ainda hoje é referido. A comunidade científica ainda não dominou o "lobo frontal". Provavelmente, é a região anatómica que mais perto fica da alma. No futuro, as sociedades andarão a organizar programas especializados para prevenir, tratar e reabilitar as doenças e síndromes dos lobos frontais de milhões de pessoas.
Sem comentários:
Enviar um comentário